domingo, 12 de outubro de 2014

Escrita Alternativa

Aulas 7 e 8

Escrita Alternativa



Esse foi um momento muito importante para trabalhar o ritmo com os alunos do projeto desfocando um pouco da leitura e escrita convencional. A aula foi planejada com base na escrita criada pelo músico Marco Antônio Guimarães do grupo UAKTI que usa figuras geométricas como forma de escrita alternativa. Foram usadas as seguintes figuras:

Círculo = 1 tempo forte – 1 tempo
Meia lua = 1 tempo forte e um tempo fraco – 2 tempos
Triângulo = 1 tempo forte e dois tempos fracos – 3 tempos
Quadrado = 1 tempo forte e três tempos fracos – 4 tempos
Pentágono = 1 tempo forte e quatro tempos fracos – 5 tempos
Estrela de 6 pontas = 1 tempo forte e cinco tempos fracos – 6 tempos

Para cada figura toca-se o tempo 1 forte e os demais fracos. 
Colocando as figuras em posições aleatórias, pode-se formar frases diversas com sonoridades diferentes. Quando colocamos duas ou mais figuras de 1 tempo ou intercaladas com as outras, aumentamos o grau de dificuldade da atividade (ver foto). Para essa atividade é preciso de muita atenção e controle da ansiedade. A atividade foi realizada com um bumbo de fanfarra adaptado com um pedal de bateria e uma caixa de guerra. O tempo 1, ou tempo forte, era tocado no pé e os demais na mão ou na caixa de guerra.
A seguir apresento um vídeo do aluno Isaque Ferraz (deficiente auditivo) realizando a atividade e sendo ovacionado pelos colegas ouvintes. Em seguida uma aluna faz um comentário.

"É a primeira vez que vejo um professor de música ensinar um aluno surdo." (SABRINA, 2º CPA "A").
 



Esses feedbacks são tão importantes que nos fazem refletir sobre nossas ações pedagógicas. Na última aula, meu aluno me disse: _ "Estou gostando tanto das aulas". E quando eu lhe perguntei o "por que", ele respondeu: _ "O senhor está mais calmo, parece que está mais feliz. E assim a gente aprende mais". Foi então que eu expliquei a ele que minha felicidade era justamente pelo fato de eu ter feito um bom plano de aula, e que esse plano estava dando resultado positivo.
Assim sendo, vou continuando... Quero fazer meus alunos felizes.

"Buscar formas alternativas é procurar a maneira mais adequada de oportunizar ao aluno a melhor maneira de compreender a leitura rítmica." (ANDRADE et al., 2013, p. 03)

"Formas alternativas de escrita musical atingiram alto nível de detalhamento e sofisticação na música contemporânea, especialmente nas décadas de 1950, 1960 e 1970. A incorporação de novas sonoridades, como ruídos e sons eletrônicos, e o advento de formas de estruturação musical aleatórias e indeterminadas demandaram uma escrita mais flexível que a tradicional." (FRANÇA, 2010, P. 13)

Paulo Roberto de Souza e Silva
pmanaca@gmail.com