domingo, 5 de outubro de 2014

Reflexões e Práticas de conjunto



UAB/UnB – Universidade de Brasília
Terceira semana Estágio Supervisionado 4



5ª aula
Tema: Maracatu: Reflexões sobre as aulas

Objetivos:
·         Refletir sobre os modelos das aulas aplicadas;
·         Respeitar a vez e a voz do outro;
·         Relatar as experiências adquiridas;

Conteúdos:
·         Visão reflexiva e crítica sobre as aulas dadas até o 3º módulo

Procedimentos:
Diferente das outras aulas, esse módulo iniciou-se com um momento de reflexão sobre a condução das aulas até o dado momento. O espaço proporcionou aos alunos refletir e opinar sobre o formato das aulas dando sugestões para os futuros planejamentos. O tema foi livre e abordou as aulas de música e a oficina de percussão como ações do estágio. Cada aluno pode se expressar livremente relatando e questionando tanto os assuntos das aulas nesse período quanto as aulas anteriores ao estágio fazendo comparações e emitindo sugestões. Duração (50 minutos)


6ª aula
Tema: Execução do arranjo na prática de conjunto

Objetivos
·         Trabalhar a prática de conjunto;
·         Executar os arranjos em grupo;

Conteúdos
·         Leitura rítmica
·         Execução do arranjo de “Mateus, embaixador”

Procedimentos
Para essa aula, a turma se organizou em formato de círculo, disponibilizando o espaço central para a apresentação das execuções feitas pelos grupos. Para cada grupo foi estabelecido o tempo de 5 minutos para a execução do arranjo do trecho da música “Mateus, embaixador”. Em seguida, o feedback era dado por mim, e, se fosse necessário o grupo repetia a atividade. Duração (50 minutos)


Essa semana trabalhamos a visão crítica do aluno e a prática de conjunto como conteúdos reflexivos para possíveis mudanças dos formatos das aulas para os próximos módulos. Dessa maneira, oportunizo aos alunos uma maior participação onde, através de suas opiniões eles estabeleçam um bate papo onde podem tirar dúvidas e opinar sobre o trabalho realizado até o momento.

“O Registro Reflexivo, além da finalidade de registrar o processo de ensino e aprendizagem, étambém, um instrumento de sistematização e de pesquisa utilizado de maneira contínua para melhorar as práticas escolares em suas próprias salas de aula, pelo professor”.
(2013, 05). Registro reflexivo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Registro-Reflexivo/925809.html