UAB/UnB
– Universidade de Brasília
Terceira
semana Estágio Supervisionado 4
5ª aula
Tema: Maracatu: Reflexões sobre as aulas
Objetivos:
·
Refletir sobre os modelos das aulas
aplicadas;
·
Respeitar a vez e a voz do outro;
·
Relatar as experiências adquiridas;
Conteúdos:
·
Visão reflexiva e crítica sobre as aulas
dadas até o 3º módulo
Procedimentos:
Diferente das outras aulas, esse módulo
iniciou-se com um momento de reflexão sobre a condução das aulas até o dado
momento. O espaço proporcionou aos alunos refletir e opinar sobre o formato das
aulas dando sugestões para os futuros planejamentos. O tema foi livre e abordou
as aulas de música e a oficina de percussão como ações do estágio. Cada aluno
pode se expressar livremente relatando e questionando tanto os assuntos das
aulas nesse período quanto as aulas anteriores ao estágio fazendo comparações e
emitindo sugestões. Duração (50 minutos)
6ª aula
Tema: Execução do arranjo na prática de conjunto
Objetivos
·
Trabalhar a prática de conjunto;
·
Executar os arranjos em grupo;
Conteúdos
·
Leitura rítmica
·
Execução do arranjo de “Mateus,
embaixador”
Procedimentos
Para essa aula, a turma se organizou em
formato de círculo, disponibilizando o espaço central para a apresentação das
execuções feitas pelos grupos. Para cada grupo foi estabelecido o tempo de 5
minutos para a execução do arranjo do trecho da música “Mateus, embaixador”. Em
seguida, o feedback era dado por mim,
e, se fosse necessário o grupo repetia a atividade. Duração (50 minutos)
Essa semana trabalhamos a visão crítica
do aluno e a prática de conjunto como conteúdos reflexivos para possíveis
mudanças dos formatos das aulas para os próximos módulos. Dessa maneira,
oportunizo aos alunos uma maior participação onde, através de suas opiniões
eles estabeleçam um bate papo onde podem tirar dúvidas e opinar sobre o
trabalho realizado até o momento.
“O Registro Reflexivo, além da
finalidade de registrar o processo de ensino e aprendizagem, étambém, um
instrumento de sistematização e de pesquisa utilizado de maneira contínua para
melhorar as práticas escolares em suas próprias salas de aula, pelo professor”.
(2013, 05). Registro reflexivo. TrabalhosFeitos.com.
Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Registro-Reflexivo/925809.html