sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A frase do agogô: leitura rítmica e manuseio do agogô

3º aula
Tema: Ditado e leitura rítmica

Objetivo geral
Fixação da frase do agogô;

Objetivos específicos
Trabalhar a pulsação;
Reconhecimento das figuras e seus valores;
Perceber a escrita através da audição;

Metodologia
Para essa aula eu usei o quadro negro (que, como mostra a foto, não está em boas condições, visto que a escola está sofrendo reformas e o ambiente escolar se transformou em um canteiro de obras) onde eu registrei o tópico da aula. Em seguida eu expliquei aos alunos como seria a atividade do dia.

Atividade do dia
Disse-lhes que tocaria a frase do agogô usada na música "Mateus, embaixador" que faz parte do repertório, e pedi-lhes que escutassem com muita atenção, que fixassem a frase rítmica e posteriormente escrevessem em seus cadernos.

Trabalhando a ansiedade e o respeito pela voz e vez do outro
Geralmente, essas atividades geram competições entre os alunos. Eles querem realizá-las o mais rápido possível para apresentá-las primeiro ao professor sem se preocuparem se a tarefa foi realizada corretamente. Com isso, podem acontecer correrias e algazarras em sala, motivadas pela competição. Para que os alunos permanecessem em seus lugares eu os pedi que, quando terminassem, deixassem o caderno aberto sobre a carteira enquanto eu passava e corrigia. Claro que não foi totalmente assim que aconteceu, mas, o resultado foi muito importante para que eles controlassem a ansiedade. Observando a atitude da criança quando se propõe esse formato de avaliação, o professor pode perceber que, alguns alunos querem mostrar o que estão fazendo mesmo que não esteja correto sua atividade, enquanto outros, talvez mais tímidos, esperam pelo resultado correto feito por algum aluno ou pelo professor. Assim sendo, o professor tem a oportunidade de observar quais os alunos que estão com dificuldades, e, dessa forma proporcionar um atendimento individual para o melhor entendimento desses alunos.

Por que ensinar esse conteúdo ao meu aluno
O Estágio Supervisionado em Música - 4, está sendo realizado nas aulas de percussão do Programa Mais Educação em parceria com as oficinas de fanfarra que é ministrada por outro professor. O professor/oficineiro não tem o compromisso de ensinar teoria aos alunos que escolhem fazer as oficinas de fanfarra e por isso, trabalha somente a prática de conjunto. Minha intenção é ensinar à esses alunos a importância de entender o que estão tocando. Com isso, penso que o entendimento dos alunos tornará as oficinas de fanfarra menos complicadas e facilitará ao professor/oficineiro na condução de suas aulas. Essa parceria mudou o rumo das aulas de música e das oficinas de fanfarra, pois proporciona diálogos entre o professor de música da escola e o oficineiro da fanfarra, além da interação entre alunos do projeto "Coco e maracatu" e os outros alunos da fanfarra.

Como meu aluno aprendeu nessa aula
A primeira atividade foi de audição da frase executada por mim usando o agogô como um ditado rítmico. Em seguida eles escreveram a frase em seus cadernos. Logo após eu pedi um dos alunos para escrever a frase no quadro e, depois de escrita eu perguntei se alguém concordava. A maioria concordou e leu a frase escrita sob a condução (regência) do aluno. Em seguida, fui até o quadro e desenhei (mais ou menos) um agogô colocando na frente do cone menor uma linha indicando a linha do agudo e no cone maior indicando a linha do cone grave. Nessas duas linha eu escrevi a frase onde os alunos podiam perceber em qual cone ele tocaria. a atividade foi realizada com sucesso.

Professor: Paulo Roberto de Souza e Silva
Atividade realizada para a 3º e 4ª aula do Estágio.
Projeto: Coco e maracatu
E-mail: pmanaca@gmail.com