domingo, 21 de setembro de 2014

O ganzá e o agogô




2ª aula
Tema: O ganzá e o agogô
Data: 19/09/2014
Turma: 2º CPA "A"

Objetivo Geral
Executar frases rítmicas do coco e do maracatu usando instrumentos convencionais (ganzá e agogô).

Obetivos específicos
  • Conhecer as figuras positivas e seus valores;
  • Manusear instrumentos (ganzá e agogô);
  • Trabalhar leitura rítmica obedecendo pulso e andamento;
Recursos didáticos e materiais
  • Três ganzás;
  • Um agogô;
  • Uma caixa de som com entrada para USB e cartão de memória;
  • Um pendrive com o repertório;
  • Gizes coloridos;
  • Quadro negro;
  • Câmera digital para gravação de vídeo e fotos;
 A segunda aula aconteceu no dia 19/09/2014, foi um momento musical de muita descontração e compartilhamento de informações entre professor e alunos acerca do tema do projeto e do fazer musical. A proposta de trabalhar leitura rítmica com as turmas do 2º Ciclo da Pré-Adolescência - CPA partiu de um interesse próprio de prepará-los para as aulas da fanfarra que acontecem paralelas às aulas de música e são ministradas pelos oficineiros do programa Mais Educação. Como a maioria dos alunos se ingressam nas oficinas de percussão da fanfarra, e o monitor ou oficineiro não tem o compromisso de ensiná-los a leitura, limitando-os somente à prática usando o processo imitativo, eu optei por essa aula onde uso a prática individual aliada à teoria com o objetivo de fazer o aluno entender o que ele está tocando.
Trabalhando de forma bem simples e lúdica, penso ser possível se fazer compreender. Para essa aula eu usei o livro: Musicalizando Crianças - Teoria e Prática da Educação Musical de autoria de Ieda Camargo de Moura, Maria Teresa Trevisan Boscardin e Bernadete Zagonel, onde as autoras usam apelidos para as figuras musicais, o que auxilia na execução dos rítmos com mais exatidão. Porém, é importante que o uso dos apelidos seja somente para fixar o rítmo, e que a criança vá dispensando-os na medida que interiorizam e dominem as noções rítmicas.
Ex.: 
 
  Esta figura pode ser chamada de Ti - ti (cada colcheia é um "ti")











Dessa forma ficou mais fácil dos alunos entenderem os valores das figuras na hora da leitura e consequentemente executar as frases.
As frases usadas fazem parte do rítmo do coco e do maracatu e são feitas pelos ganzás e agogôs e compõem os rítmos do repertório.
  cho-co-la-te cho-co-la-te  (ganzá)

agogô

Repertório
Para essa aula as músicas trabalhadas foram:
Na Pancada do Ganzá: Antônio Nóbrega
Mateus, embaixador: Antônio Nóbrega.

Avaliação
A avaliação foi feita pelos feedbacks  dos alunos que estão registrados nesses vídeos. A forma que foi trabalhada a frase do agogô onde foi desenhado uma figura parecida com o instrumento e onde estão os cones, foram feitas duas linhas sendo um linha do grave e uma do agudo para facilitar a leitura. Com esse desenho não foi mais preciso explicar constantemente.

Nessa turma eu atendo um aluno deficiente auditivo que permanece nas aulas fixado em meus movimentos, e, acompanhado de sua intérprete consegue absorver parte das explicações. Nesta aula, como está registrado em vídeo,  o aluno consegue realizar a atividades de leitura e manuseio de instrumento sem apresentar dificuldades. Para o melhor atendimento desse aluno eu faço a leitura, tocando o instrumento bem devagar para que ele visualize e em seguida execute a tarefa. Os alunos ficam na expectativa que ele acerte, e quando isso acontece, é aclamado com movimentos das mãos como sinal de palmas.

Paulo Roberto
Polo de Ipatinga.
Universidade de Brasília
Contato: pmanaca@gmail.com
              paulinhomanaca@hotmail.com